Resolva o que pode ser resolvido, parece simples mas isso na prática muitas das vezes é empurrado de barriga pra frente, o famoso “procrastinador de problemas, agora em casais”. Com toda certeza o seu problema pode sim atrapalhar o outro. Isso é muito comum, imagina uma mulher emagrecendo e o homem só aumentando o peso? Com toda certeza isso lá na frente acontecerá discordâncias e obvio, os problemas aumentarão e o controle pode ser perdido.
Nessa questão o primeiro passo a ser dado é identificar qual o problema, não é que o marido esteja engordando, esse não é o problema. Não é que a mulher esteja emagrecendo, cuidando de si, isso também não é o problema.
O começo da resolução de problemas deve ser sempre suave para iniciar a conversa, jamais acuse a pessoa de estar acima do peso, ou “só viver na academia”, isso não é uma conversa inteligente.
Após você estar pronto para a conversa, você não pode ser a vítima, nunca comece sendo vítima e nem fazendo ataques, isso não resolve o problema e pior, o casal não muda.
Comece fazendo apreciações, e termine com o objetivo entre vocês de uma melhoria de saúde, o foco sempre deve ser nesse sentido. Casal doente não prospera em nada, pelo contrário, afunda mais e muitas das vezes sem saber o que está acontecendo.
Esse primeiro passo deve ser algo saudável, simples de ser feito e tem que fazer sentido para os dois.
Para finalizar, aprenda a fazer manifestações de reparo, ou seja, algo deu errado faça a correção, exemplo, “marcou academia e não foi, remarque, tentou marcar uma consulta, não deu certo, vá até dar certo…
No mundo da saúde e do relacionamento criar a cultura do reparo é uma inteligência nova adquirida. Faça isso, convide seu marido ou esposa para conversarem.
Marque seu amigo, sua esposa, marido e quem realmente deseja passar por essa mudança. Forte abraço a todos vocês.